
-
Educação Cristã
De acordo com a sua natureza e propósitos, a IBC estabelece ae seguintes directrizes para as áreas que considera decisivas para a consolidação da sua missão no mundo, em produzir a glória de Deus.
-
Base do Ministério de Educação Cristã:
O Ministério de Educação Cristã, tem por base a convicção de que Deus se revelou como verdade infinita, e que o homem é capaz de conhecê-lo em parte. Isso deve levá-lo a crescer na graça e no conhecimento de C\risto e a compartilhar com o seu semelhante a vida cristã, como um todo.
-
Objectivos da Ministério de Educação Cristã:
A educação Cristã tem como objectivo, o desenvolvimento dos fundamentos da consciência do cristão, quanto à atitude que deve assumir e desenvolver à luz da Palavra de Deus; desenvolver o carâcter cristão , que deve expressar-se na adoração, discipulado, comunhão, evangelização e serviço cristão, visando o pleno crescimento dos filhos de Deus, como seres criados à imagem e semelhança de Deus.
-
Directrizes do Ministério de Educação Cristã:
Produzir, organizar e promover programas de educação cristã, para serem ministradas nas diversas faixas etárias dos membros e frequentadores do âmbito de actuação da Igreja, a fim de obter:
-
O desenvolvimento integral dos salvos, objectivando a maturidade em Cristo, condundo-os a vivenciarem os princípios cristãos diante dos problemas ou desafios quotidianos.
-
O crescimeto da responsabilidade quanto ao ensino da Palavra de Deus no lar, por reconhecer que a família é uma instituição criada por Deus.
-
A comunhão fraternal que considera e busca satisfazer as necessidades e aspirações de cada pessoa.
-
Salvos treinados e capacitados, que utilizem os seus conhecimentos talentos e dons espirituais, actuando como agentes de transformação, a serviço da causa de Cristo, a partir da comunidade em que vivem, para a glória de Deus e edificação do Corpo de Cristo. Líderes treinados para a mobilização dos membros das Igrejas na execução de seus ministérios
-
Estimular a Igreja e apoiar no tocante ao conhecimmento, prática e defesa das doutrinas aceites pelos baptistas.
-
Estimular a maturidade e a capacitação para o serviço cristão, através dos programas de Educação cristã desenvolvidos pelas entidades que operam nessa área, e ainda, pelas próprias Igrejas, utilizando técnicas, métodos e instrumentos para esses fins.
-
Incentivar, através de suas entidades, uma poítica geral de atendimento a todos os membros das Igreja, incluídos em suas resperstivas áreas de actuação, de modo que os programas anuais e convencionais de educação nas áreas basicas ministériais eclesiásticas sejam efectivadas e gerem oportunidades para valorização e crescimento das pessoas alcançadas.
-
Estimular o lazer, objectivando o desenvolvimento da saúde física, mental e espiritual dos indivíduos
-
Educação Teológica e Ministérial
A Educação Teológica e Ministerial visa a formação especializadaa dos filhos de Deus vocacionadas para dedicarem suas vidas ìntegralmente à obra do Senhor, na Igreja, na denominação e no mundo. Deve ser cristocêntrica e bibliocêntrica, oferecendo aos vocacionados a oportunidade de aperfeiçoamento de suas atituds, habilidades e acções, inspiradas no exemplo de Jesus Cristo.
-
Directrizes da Educação Teológica e Ministerial:
-
Estabelecer como objectivo do programa de Educação Teológica e Ministerial, a visão acadêmica de: estímular a pesquisa e aprofndamento intelectual; participação na vida denominacional; interesse prático; e fidelidade à Bíblia e às doutrinas e princípios dos baptistas.
-
Promover e estimular o ensino teológico, tendo em vista o preparo dos obreiros, respeitadas a diversidade de dons e vocações.
-
Diante da diversidade de dons e vocações, pferecer gratificação para pastores, evangelistas, músicos, educadores cristãos, docentes; e habilitações para ministérios de áreas diversas, com o fim de atender às necessidades das Igrejas, da obra missionária, e das instituições denominacionais.
-
Por reconhecer a importância da Educação Teológica e Ministerial e a necessidade de seu desenvolvimento, estimular e apoiar o surgimento de projectos, programas e a constituíção de fundos que visem à formação de docentes, mestres e doutores capazes de atenderà variada demanda do magistério teológico, ministérios especiais e produção de literatura no campo teológico e ministerial.
-
Incentivar pastores a serem cuidadosos na recomendação de candidatos aos seminários; a se envolverem em programas de apoio, sustento, educação e treinamento de vocacionados; a cultivare o compartilhamentto do discipuilado, visando à formação de um ministério forte e dedicado ao trabalho cristão.
-
Estimular as instituições teológicas, os pastores e as igrejas a que desenvolvam e realizem programas e estágios, visando à formação prática do estidante, a partir de experiências concretas nos diversos ministérios das igrejs e dos pastores.
-
Estimular a pesquisa de campo e a elaboração de alternativas cristocêntricas, da acção crista no mundo